Portfólio de desenvolvedor WEB

Desde que nasci vejo um mundo em constante transformação, sou testemunha de que o ser humano não tem memória e muito do que se tinha como verdade essencial ontem ... hoje não tem a menor importância. 

Reescrevo este site anualmente já há vinte e cinco anos e neste meio tempo já fiz um número insano de sites para os mais diversos contextos. A guisa de um portfólio obsoleto e decadente que reflita, pelo menos parte do meu trabalho, segue um resumo comentado com o visual de alguns sites feitos por mim Muitos sites estou convenientemente omitindo, seja por questões de sigilo comercial ou seja por inconveniência mesmo. Lembrando que nestes cinco primeiros anos da internet no Brasil, a programação de páginas web raramente continha itens processados pelo navegador do internauta. O padrão HTML 1.0 era bem restrito, a velocidade dos provedores era uma fração mínima da atual e, como todo portfólio, não é possível agradar aos gregos e aos troianos simultaneamente. 

O Website OndeHospedar é um guia sobre hotéis e pousadas, está no ar desde 1998 sendo que este layout gráfico foi construído em 2001.

O grande diferencial deste Website é que, já naquele tempo, dispunha de extensa programação PHP que o tornava completamente autônomo, interagia com as ferramentas de busca e com os websites de conteúdo semelhante.

Antes do SPAM existir protegia o endereço de e-mail de todos os hotéis e pousadas registrados nele. Possuía ainda uma estrutura de administração regional onde seus representantes podiam agendar contatos e acompanhar o recebimento do comissionamento entre outras facilidades. Cada filiado recebia uma porta de acesso aos seus dados onde podiam atualizar seus dados e imagens diretamente pelo Website de forma simples e rápida.

Em 2003 foi incorporado a um empreendimento de Raul Alberto Millan, onde é administrado até os dias atuais. 

O primeiro website do Hotel Itaguaçu foi um dos estudos de caso mais interessantes, seu design diferenciado expressava bem o estilo que o Hotel queria mostrar na época.

Sua programação em PHP e DHTML utilizava diversos quadros. Este sistema de quadros foi o precursor do que chamamos hoje, vinte anos depois, de website responsivo. Este Website foi muito elogiado pelo seu design arrojado e diferente. Objeto de muito orgulho e satisfação tanto dos proprietários quanto do autor.


O Conselho Regional de Química solicitou a construção de um Website sóbrio e funcional.  Seu público alvo eram os engenheiros químicos e havia a necessidade de atualização constante pois serviria ainda como repositório de matérias do jornal Solução. Foram criados 19 bancos de dados gerenciados por extensa programação PHP e o site ficou no ar atendendo as necessidades do cliente ainda por dez anos. 

O serviço prestado ao conselho ainda incluía um servidor gateway/firewall conectado permanentemente ao site que atendia a uma série de serviços de busca em documentações registradas no conselho.
 

O Website da empresa Labccom era a sua vitrine, era nele onde mostravam seus produtos e serviços. Ficaram satisfeitos com a ferramenta e a facilidade de manter as informações atualizadas.

 

O Website da empresa SOS Fraturas era uma fonte de consulta para médicos ortopedistas.   Ele se apoiava na participação de Internautas ligados à área. Seu layout era despojado buscando equilíbrio com as cores da empresa.
 

Este complexo projeto foi executado em Parceria com o famoso WebDesigner Juarez. O Website é propriedade de Wolf Consultores e a complexidade do seu desenvolvimento necessitou do uso de matrizes tridimensionais, sua programação proporcionou um excelente aprendizado. Este foi o início de um famoso site de comparação de preços que veio logo depois, com outro nome.

 O primeiro website do requintado restaurante Toca da Garoupa foi o primeiro feito em parceria com o designer Alexandre Ace Ferreira.  Este Website era o ponto de presença na Internet do restaurante e sua função está ligada a divulgação institucional da empresa.


De março de 2002 até dezembro de 2003
fui contratado por Flavio Gonsalves de Oliveira
como funcionário na
WyaKomNet Tecnologia.
Todo o material produzido pertence à empresa.


De março de 2004 até o começo de 2013 fui contratado por Raul Alberto Millan para trabalhar na empresa Mill Grupo Ltda. Foi onde instalei minha imaginação em um foguete e criamos juntos vários serviços, várias empresas satélites e ganhamos muito dinheiro. Neste tempo ainda desenvolvemos o site OndeHospedar, com o auge em 2007, uma agencia de turismo online, uma imobiliária, um site de namoros, um supermercados e até pro Silvio Santos fizemos alguns trabalhos.


O site de compras on-line do HIPPO Supermercados está ativo desde 1998. Pioneiro em seu setor, este site está em constante desenvolvimento, a consequência é estar sempre à frente dos demais. Seu objetivo é a satisfação, comodidade e segurança do cliente HIPPO. Para alcançar este objetivo o HIPPO Supermercados conta com a grande capacidade de bom atendimento dos seus colaboradores e a participação de seus clientes e amigos. Este site foi desenvolvido com exclusividade para o HIPPO Supermercados por Mário Zanchet, especialista em comércio eletrônico de fevereiro de 2004 até novembro de 2011.

A única coisa que me ressinto é não ter feito um print de cada um dos layouts deste site. Que trabalho maravilhoso, amei trabalhar com o Joarez e com a Cristiane. Sem brincadeira, em sete anos o site mudou, no mínimo sete vezes por ano. No Natal, Verão, Pascoa, Dia das mães, Inverno, Dia dos pais, Dia das crianças e Natal de novo. Foram ao menos 48 layouts comemorativos, não foi mais porque eles receberam uma proposta que acabou com o meu natal. Eu estava prestes a ser pai de primeira viagem, estava com a cabeça nas nuvens de tanta emoção e seja o que Deus quiser.


Portfólio já nasce naturalmente defasado, como dizia meu professor Afonso, um fato esdrúxulo. Isso é passado, muita coisa mudou e depois disso ainda veio o aumento do preço do petróleo em 73, logo depois o Proálcool, os planos econômicos, o collor, o lula, a dilma e agora o mito.

O fato é que, o que sabemos sobre internet hoje é resultado de sucessivas perversões do tema que, se lá atrás, alguém adivinhasse e escrevesse aonde chegaríamos e como chegamos aqui todos pensariam que era mentira de um suicida qualquer.

Ótimo, já fui genérico o suficiente para cansar a maioria dos leitores. Este site não tem o objetivo de atrair ninguém para opinião nenhuma, cansei de ser exemplo para seguidores silenciosos e já que a internet deixou de ser um espaço para consumidores de informação para ser um depósito das maiores porcarias e está sendo escrita pelas pessoas mais despreparadas e desocupadas do planeta, vamos lá, quero deixar demarcado o meu lote neste grande aterro sanitário.

Aceito que a internet cumpra a função de ser o palco para tantas pessoas ocuparem seu tempo. Mesmo sendo um mundo fictício ela serve melhor para a função do que as novelas da rede globo. Mas não posso me furtar ao desejo de criticar a respeito do assunto já que vivo em função dela, mesmo que eu a limite ao ambiente profissional.