Gestor de Sistemas

De acordo com a demanda tenho sido contratado como consultor independente para impantação e gestão de sistemas corporativos ERP. Tanto em casos específicos no tocante a sistemas desenvolvidos na própria empresa quanto de forma genérica usando sistemas comerciais. O Sistema Integrado de Gestão Empresarial exige gestão constante tanto para implantação de novas funcionalidades quanto à adequação das existentes para um novo cenário.

Início

Comecei nesta função em 2000 quando trabalhei em um contrato de um ano na empresa multinacional chamada Gerasul S/A, hoje Engie S/A. Esta empresa havia sido comprada por uma holandesa e estes quiseram impor seu sistema e havia a necessidade de migração dos dados e implantação do novo sistema. O software era escrito em finlandez usando linguagem ASP, baseado em windows server e Oracle. O sistema era integrado parcialmente com o Oracle que rodava nos servidores SUN baseados em Solaris. Uma salada de frutas que os melhores tiveram receio de mexer e sobrou pra mim fazer funcionar. E, com a ajuda de Deus funcionou.

Portfólio

Depois de concluído com êxito o contrato na Gerasul S/A passei a oferecer no meu portfólio tal serviço e tive sucesso na implantação de sistemas semelhantes no Conselho Regional de Quimica, no Instituto Mapa entre outros.

No CRQ ainda acompanhei o processo de obtenção da ISO onde os documentos passaram do estado físico para o meio digital e o PDF enviado por email passou a ser o método de obtenção de licenças e comunicação entre os Químicos e o órgão regulador. 

Gestor da burrice

Pode parecer contrasenso, um gestor do sistema de gestão, tipo da pessoa que não manda nada na empresa mas vive nas salas das diretorias recebendo solicitações e apresentando relatórios. O sistema de gestão é tecnicamente burro, sempre será e quando não o for passará a se chamar Inteligência Artificial. Algo que hoje ainda é muito caro, exige um processamento absurdo de dados e está restrita a meia duzia de empresas no mundo. Interessante que nunca fui funcionário destas empresas pois normalmente sou contratado como consultor independente auditado exclusivamente pela diretoria. 

Diferencial

Ofereço como um diferencial de meus serviços uma visão independente da proposta comercial das empresas que produzem este tipo de software. A variedade é imensa, tem pra todos os tamanhos e bolsos desde em nuvem como Oracle NetSuite ou locais como sap, microsiga e totvs. Existem milhares de soluçoes menores e ainda os de código aberto e os gratuítos.

Já que me exigem tanto que eu diga "na seca" a minha preferência, eu surpreendo a todos, dizendo que o webERP é o meu preferido, claro que minha escolha é justificada por ser gratuíto, em PHP e tem muita gente no Brasil que contribui para o projeto. Contudo, esta solução não serve pra quem tem muito dinheiro no bolso e está em busca de status, ai a velha datasul, hoje Totvs é a escolha mais acertada.