Analista de Processos

Proatividade

O analista de processos é dedicado à facilitação do fluxo de trabalho executado na empresa, seu trabalho é proativo e lida com mudanças mais rapidamente. Meu perfil se adequa perfeitamente à função pois tenho um comportamento proativo e conciliador, ainda tem um plus que é a experiência com ERP e programação. Considero importante para minha realização pessoal a visão do todo e a interação contínua com todas as peças. Meu desejo é melhorar o trabalho de cada um e somar esta melhoria para a eficiência do todo.

Psicologia

Neste interim, me considero honrado com o privilégio de poder desenvolver e melhorar o trabalho de cada um. Considero importante a necessidade da empresa em ter alguém que atue neste sentido. Isso alivia a pressão psicológica sobre o colaborador que pode focar em fazer o seu trabalho sabendo que tem retaguarda para conciliar suas melhorias com relação aos demais.

Experiência

Comecei na função de Analista de Processos através da minha habilidade de me relacionar positivamente com os diversos setores da empresa que trabalhava como desenvolvedor de software.  O desenvolvedor faz seu trabalho a partir do que o analista de processos inicialmente projeta, mas com tempo a interação entre estes aumenta e as funções se confundem. 

Tempos modernos

Ele engloba também algumas funções de gestor de sistemas sendo responsável diretamente pela implementação de novos processos de TI, quando tem que dar suporte nos sistemas de frente de caixa, homologação de novas versões dos sistemas, apoio à equipe de Service Desk. Tive a oportunidade de atuar nesta função subsequentemente no supermercado e na empresa de Raul Millan.

Humor

Em linguagem coloquial é aquele "peru de fora" do setor que fica dando “pitacos” nos processos de negócios de outros setores.

Metodologia

Todo setor tem a tendência natural de se fechar em uma concha e isso é prejudicial para a empresa pois precisam constantemente de um norte para mantê-los adequados aos prazos e as necessidades dos demais setores. O bom relacionamento entre os setores e o processo produtivo da empresa é alvo constante de aprimoramentos. A função exige atualização constante sobre as metodologias empregadas para a fluidez do processo como um todo. A habilidade em gerir isso tudo estão intrínsecas na aplicação das melhores práticas do analista de processos.

Conhecimento

É preciso conhecer as regras de negócios, dar suporte no ERP e sistemas integrados, para produzir documentações de apoio e eventualmente virar até palestrante, produzindo workshops e treinamentos para desenvolvimento.  Neste quesito tenho ampla experiência em apresentação e produção multimidia.

A proatividade, a simpatia, o bom relacionamento interpessoal e a flexibilidade são qualidades necessárias para o atendimento ao cliente interno.

 

FAQ

O que você acredita ser mais relevante quando falo de atendimento ao cliente?

Acredito que seja conquistar a atenção do cliente com empatia, dedicação e a correta transmissão do conhecimento. Neste interim o meu conhecimento em informática me oferece a oportunidade de desenvolver ferramentas para que o atendimento seja mais rápido, claro e organizado, melhorando assim a assertividade.

 

O que você considera um bom atendimento ao cliente?

O bom atendimento é aquele que surpreende, encanta e fideliza os clientes, internos e externos. Para isso, se faz necessária uma equipe bem treinada e alinhada aos objetivos da empresa. Com empatia, liderança e tecnologia podemos armazenar e monitorar métricas para ampliar e agilizar o processo produtivo como um todo, melhorando a eficácia dos serviços prestados.

 

Quais seus pontos fortes quando for desafiado a prestar um atendimento de excelência ao cliente?

Minha dedicação e experiência na busca pelas melhores práticas permite a identificação dos gargalos e organização dos processos com foco na assertividade. Meu trabalho tem como objetivo a melhoria contínua da comunicação entre a equipe e o desenvolvimento de soluções tecnológicas que permitam aprimorar ainda mais os resultados e alcançar os ideais de excelência.

 

No que diz respeito ao trabalho em equipe,

como você imagina que foi reconhecido, pelos colegas de trabalho, que teve até o momento?

Na minha história profissional, conquistei o respeito de todos onde trabalhei como consequência da minha dedicação ao trabalho e aos demais colaboradores.

Como você se reconhece trabalhando em equipe? Relate.

Eu gosto da interação no ambiente de trabalho. É gratificante a conquista pelo companheirismo dos colegas. Me faz bem participar de um time, e em equipe trabalhar por um objetivo comum, é uma boa sensação de estar no mesmo barco.

Ainda teho muito o que falar (ou escrever sobre o assunto, mas vou aguardar nova oportunidade, pergunte.